Vigilante Patrimonial: O Que É, Funções E Requisitos

Vigilante Patrimonial: O Que É, Funções E Requisitos

Imagine você chegar em casa após um longo dia de trabalho. As luzes estão apagadas, a porta está trancada. Mas, além de todas essas medidas de segurança, há uma presença constante de alguém que zela por você e pelo seu patrimônio. Esse é o papel do vigilante patrimonial.

Isto é, ele é o primeiro a identificar e a responder a qualquer tipo de ameaça. Diante dessa relevância, o mercado da segurança privada movimentou R$ 35,7 bilhões apenas em 2020. Os dados são da Fonte Segura.

Esse número reflete a crescente preocupação de empresas e pessoas com a proteção de seus bens, destacando a importância do trabalho do vigilante patrimonial. Então, quer entender mais sobre o papel deste profissional? Continue com a gente e confira:

  • O que é um vigilante patrimonial?
  • Qual é a função do vigilante patrimonial?
  • Qual a diferença entre vigilante e segurança patrimonial?
  • Vigilante patrimonial pode ter porte de arma?
  • O que é necessário para se tornar um vigilante patrimonial?
  • Por que contar com a segurança patrimonial da Garra Vigilância? 

O que é um vigilante patrimonial?

O vigilante patrimonial é um profissional capacitado para garantir a segurança de pessoas, bens e propriedades. Ele atua em atividades como:

A profissão é regulamentada pela Lei n.º 7.102/1983, que exige formação específica em curso autorizado pela Polícia Federal.

Qual é a função do vigilante patrimonial?

A função do vigilante patrimonial é garantir a segurança de pessoas e propriedades. Na prática, isso significa:

  • vigilância constante – o vigilante realiza rondas periódicas em seu imóvel ou empresa, monitorando tudo o que acontece, dentro e fora do local;
  • controle de acesso – ele verifica quem entra e sai, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às áreas restritas;
  • prevenção de crimes – ao estar sempre atento, o vigilante consegue identificar e evitar possíveis ameaças, como furtos, vandalismo e agressões;
  • resposta rápida – em caso de emergência, o vigilante sabe como agir para minimizar os danos e garantir a segurança de todos;
  • orientação – informar e orientar moradores, visitantes, colaboradores e prestadores de serviços sobre as regras e procedimentos do local;
  • monitoramento – realizar averiguações para identificar anormalidades e assegurar a integridade do espaço;
  • assistência – oferecer apoio em situações específicas, ajudando a manter a ordem e segurança;
  • registro de ocorrências – documentar fatos importantes para possíveis consultas futuras.

Qual a diferença entre vigilante e segurança patrimonial?

Muitas vezes, os termos “vigilante” e “segurança patrimonial” são usados como sinônimos, mas, na verdade, há uma diferença importante entre eles. Confira:

Segurança patrimonial

Segurança patrimonial é um conceito mais amplo. Ele engloba todas as medidas e ações que visam proteger um determinado patrimônio — casa, prédio comercial, fábrica ou uma pessoa. Muitas vezes, o termo é usado para descrever qualquer profissional que trabalha nesse tipo de proteção.

Vigilante

O Vigilante é um profissional específico dentro desse universo da segurança patrimonial. Ele é aquele que está na linha de frente, realizando o trabalho de vigilância ativamente. É como um soldado da segurança, responsável por proteger o patrimônio de forma física e direta.

Vigilante patrimonial pode ter porte de arma?

O vigilante patrimonial pode portar arma de fogo, mas apenas em situações específicas e sob regras rigorosas definidas pela legislação federal. 

Segundo o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), as armas usadas por vigilantes são propriedade e responsabilidade das empresas de segurança. Logo, elas podem ser utilizadas apenas durante o serviço e com autorização da Polícia Federal.

Ou seja, essa permissão não é estendida ao vigilante fora do horário de trabalho. Além disso, o porte de arma não é um direito automático do profissional.

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em abril de 2024, esclarece que a legislação brasileira não garante o direito individual ao porte de arma para vigilantes. 

Isto é, somente a União tem competência para legislar sobre o porte de armas. Assim, leis estaduais ou municipais que tentem ampliar esse direito para vigilantes foram consideradas inconstitucionais.

O que é necessário para se tornar um vigilante patrimonial?

Para atuar como vigilante patrimonial, é preciso cumprir alguns requisitos específicos que garantem a segurança e a qualificação desses profissionais. Entre eles:

  • ser brasileiro – ter a nacionalidade brasileira é um dos requisitos básicos;
  • ter idade mínima – é preciso ter completado 21 anos;
  • ensino fundamental – é necessário ter concluído, no mínimo, a 4ª série do ensino fundamental;
  • curso de formação – é obrigatório realizar um curso de formação específico para vigilantes, oferecido por instituições autorizadas;
  • aprovação em exames – você precisará passar por exames físicos, psicológicos e psicotécnicos para comprovar sua aptidão para a função;
  • antecedentes criminais – não pode ter antecedentes criminais;
  • obrigações em dia – estar quite com suas obrigações eleitorais e militares.
  • registro na Polícia Federal – é preciso realizar um registro prévio na Polícia Federal;
  • carteira de trabalho – a carteira de trabalho deve especificar a atividade de vigilante.

Por que contar com a segurança patrimonial da Garra Vigilância? 

Sua segurança e tranquilidade são nossas prioridades. A Garra Vigilância oferece um serviço completo e personalizado de segurança patrimonial, com profissionais altamente qualificados e experientes.

O que nos diferencia?

  • profissionais especializados – nossa equipe é composta por especialistas em segurança, treinados para lidar com diversas situações de risco;
  • treinamento constante – nossos profissionais passam por treinamentos regulares para aprimorar suas habilidades e conhecimentos;
  • discrição e privacidade – entendemos a importância da sua privacidade e garantimos que nossos serviços sejam prestados de forma discreta;
  • análise completa – realizamos uma análise detalhada do seu ambiente para identificar e eliminar possíveis riscos.
  • cobertura completa – oferecemos uma proteção completa para você e seu negócio, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Contrate um vigilante patrimonial da Garra Vigilância

O vigilante patrimonial pode garantir a segurança de pessoas, bens e propriedades. Atuando com vigilância, prevenção de crimes e assistência em situações de risco, ele é fundamental na proteção em residências, empresas e espaços públicos.

Então, deseja garantir a sua proteção com um vigilante patrimonial da Garra Vigilância? Solicite um orçamento personalizado que entraremos em contato com você!

Compartilhe:

Outros artigos:

Empresa Terceirizada: O Que É, Como Funciona, Benefícios E Desafios

Empresa Terceirizada: O Que É, Como Funciona, Benefícios E Desafios

À medida que seu negócio cresce, novos desafios surgem: mais…

Limpeza E Higienização: Benefícios da Limpeza Profissional

Limpeza e Higienização: Benefícios da Limpeza Profissional

A limpeza e a higienização não são apenas sobre manter…

Faça um orçamento personalizado conosco

Para entender mais como podemos te ajudar, clique agora no botão abaixo e faça um orçamento personalizado com um de nossos especialistas.

 
orçamento

Solicite o seu orçamento

Receba um orçamento personalizado para as suas necessidades. Preencha o formulário que nós entraremos em contato com você!

Formulário de contato