A função de vigia e porteiro é assegurar a organização e a segurança do local. Para entender melhor, imagine um condomínio empresarial. A manhã começa cedo, e o porteiro já está a postos para cumprir suas atividades. Ele recebe os visitantes, verifica a identificação e encaminha cada um ao destino correto.
Enquanto isso, o vigia realiza a ronda pelas dependências, garantindo que tudo esteja em ordem e que a segurança seja prioridade. Juntos, esses profissionais mantêm a rotina do local fluindo tranquilamente.
Quer entender melhor sobre o assunto? Preparamos este artigo dedicado às funções de vigia e porteiro. Continue a leitura e confira:
- O papel do porteiro
- A função do vigia
- A colaboração entre vigia e porteiro
O papel do porteiro
O papel do porteiro é garantir a organização e segurança, sendo o primeiro ponto de contato para visitantes e moradores. Saiba mais:
Controle de entrada e saída
- Recepção de visitantes – o porteiro controla o acesso ao condomínio, recebendo e orientando visitantes, prestadores de serviços e entregadores;
- Identificação – verifica documentos e identifica os moradores para garantir que apenas pessoas autorizadas ingressem no local;
- Segurança – ao controlar as entradas e saídas, o porteiro ajuda a prevenir situações de risco, como furtos ou invasões.
Isso é especialmente importante porque, foram registados, em média, 12 mil ataques mensais a casas e condomínios no estado de São Paulo. Os dados são do Sistema de Informações Criminais (Infocrim) e correspondem ao período entre 2014 e 2018.
Comunicação eficiente com moradores e visitantes
- Atendimento telefônico – o porteiro é responsável por atender ligações e repassar informações, seja sobre agendamentos ou pedidos de moradores;
- Comunicação interna – o porteiro também pode anunciar entregas, comunicados importantes ou avisos para todos os moradores.
Até porque, já pensou em quantos ruídos na comunicação o podem surgir se não houver uma pessoa dedicada a organizar e repassar essas informações com clareza?
Encaminhamento de correspondências e documentos
- Recebimento de correspondências – além de controlar o acesso, o porteiro é responsável por receber e organizar a correspondência destinada aos moradores;
- Encaminhamento – ele distribui a correspondência de forma organizada, garantindo que nenhum documento importante seja perdido ou entregue incorretamente.
Afinal, imagine se uma correspondência importante — como uma notificação de cobrança, fosse entregue no endereço errado ou perdida — gerando um problema desnecessário para o morador?
Manutenção da ordem nas áreas comuns
- Zelo pelas áreas comuns – o porteiro mantém vigilância sobre as áreas de uso coletivo, como hall de entrada, elevadores e corredores;
- Controle de visitantes nas áreas comuns – ele supervisiona o uso adequado desses espaços, evitando situações que possam comprometer a segurança ou a ordem no condomínio.
Função de acolhimento e atendimento ao público
- Primeiro ponto de contato – o porteiro recebe as pessoas que chegam ao condomínio, sendo fundamental para criar uma impressão positiva e acolhedora;
- Prevenção de conflitos – além de ser atento à segurança, o porteiro age como mediador de possíveis conflitos entre moradores ou visitantes.
Isto é, qual a primeira impressão você teria se fosse recebido por um porteiro amigável e atencioso, pronto para ajudar e garantir sua segurança?
A função do vigia
O vigia tem a função de prevenir incidentes e na vigilância constante das dependências do condomínio. A seguir, confira as principais responsabilidades específicas deste profissional:
Realização de rondas de segurança
- Monitoramento constante – o vigia realiza rondas periódicas pelo condomínio, verificando se todas as áreas estão seguras e em ordem;
- Identificação de riscos – durante suas rondas, o vigia fica atento a possíveis situações de risco, como portas abertas, objetos suspeitos ou qualquer atividade fora do comum.
Monitoramento de câmeras de vigilância
- Controle das imagens – o vigia monitora as câmeras de segurança do condomínio, identificando comportamento suspeito ou situações que requeiram ação imediata;
- Resposta rápida – em caso de atividades suspeitas, o vigia deve agir rapidamente, seja acionando a polícia ou alertando os responsáveis pelo condomínio.
Prevenção de invasões e roubos
- Disuasão de criminosos – a presença do vigia é um fator preventivo importante para evitar tentativas de invasão ou roubo;
- Proteção de bens e pessoas – além de proteger o patrimônio do condomínio, o vigia zela pela segurança dos moradores, prevenindo acidentes e situações de risco.
Por exemplo, um vigilante impediu uma tentativa de assalto a uma moradora de um condomínio de luxo em Cuiabá. O criminoso foi flagrado pelas câmeras de segurança do local. Ao perceber a tentativa de roubo, o vigia, com rapidez e eficiência, agiu para impedir o crime.
A colaboração entre vigia e porteiro
A harmonia entre as funções de vigia e porteiro é importante para garantir o bom funcionamento e a segurança de um condomínio. Afinal, esses profissionais desempenham papéis complementares, que, quando integrados, criam um ambiente mais organizado, seguro e acolhedor. Entenda:
- maior eficiência na segurança – o porteiro identifica e registra visitantes, enquanto o vigia realiza rondas para verificar atividades suspeitas;
- prevenção de falhas – o porteiro pode alertar o vigia sobre comportamentos ou situações que requerem atenção imediata, como visitantes fora do horário permitido;
- respostas rápidas a emergências – em caso de incêndios, roubos ou outros incidentes, os dois profissionais trabalham juntos para coordenar evacuações e acionar as autoridades competentes;
- troca de informações – o porteiro comunica ao vigia qualquer anormalidade identificada na portaria, como o acesso de pessoas não autorizadas;
- planejamento de turnos – a colaboração entre os turnos garante que a segurança seja mantida 24/7.
Contrate serviços de porteiro e vigia do Grupo Fibra
Então, percebeu como a função de vigia e porteiro pode trazer segurança, organização e bem-estar em condomínios? Esses profissionais exercem funções adicionais, protegendo bens e pessoas enquanto mantêm a ordem nas rotinas do local.
Logo, investir em uma equipe qualificada, como a oferecida pelo Grupo Fibra, deixa o seu condomínio mais protegido e organizado. Oferecemos serviços de monitoramento 24h, portaria remota, sistema de alarme e muito mais. Faça um orçamento conosco e fique por dentro!